20 de junho de 2024

Pagamento do 13º do INSS Começa: Confira o Calendário!

O pagamento do abono anual do INSS, conhecido como 13º do INSS, inicia nesta quarta-feira (24) para beneficiários que recebem até 1 salário mínimo. Para quem recebe mais, os pagamentos começam em 2 de maio. Mais de 33,7 milhões de pessoas serão beneficiadas. O abono será pago em duas parcelas e o calendário segue o final do Número de Identificação Social (NIS).


Benefícios para os Segurados

Nesta quarta-feira (24), tem início o pagamento do tão esperado 13º do INSS para os beneficiários que recebem até 1 salário mínimo. Esse abono, que é uma espécie de gratificação natalina, traz alívio financeiro para milhões de pessoas em todo o país.

Antecipação do Benefício

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto autorizando a antecipação do pagamento do 13º, seguindo uma prática dos últimos anos para estimular a economia. Anteriormente, o benefício era pago no segundo semestre, mas agora está sendo adiantado para maio.

Quem Tem Direito?

Terão direito ao abono os segurados que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social ao longo de 2024. É uma oportunidade de garantir um dinheiro extra para as despesas do final do ano.

Calendário de Pagamento

Calendário de pagamento 13º do INSS. (Foto: Divulgação/Governo Federal)

O calendário de pagamento segue o final do Número de Identificação Social (NIS). Para quem recebe até 1 salário mínimo, os pagamentos iniciam em 24 de abril e se estendem até 7 de junho. Já para aqueles que recebem mais que 1 salário mínimo, os pagamentos começam em 2 de maio e vão até 7 de junho.

A Importância da Gratificação

O abono anual do INSS representa não apenas uma ajuda financeira para os segurados, mas também um estímulo para a economia, especialmente em momentos de dificuldade financeira. É um direito que faz a diferença na vida de milhões de brasileiros.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *