15 de junho de 2024

Operação Vale do São Francisco Seguro Mobiliza 400 Agentes em Petrolina

Pernambuco e Bahia lançaram a maior operação conjunta de segurança em Petrolina, envolvendo mais de 400 agentes. A operação visa combater o crime organizado, com foco em mandados de prisão e ações preventivas contra homicídios e tráfico de drogas.

Lançamento da Operação Vale do São Francisco Seguro

Na madrugada desta sexta-feira (17), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deram início à Operação Vale do São Francisco Seguro. O evento aconteceu nas margens do rio São Francisco, na orla de Petrolina.

Objetivos e Alcance da Operação

Combate ao Crime

A operação, que vai até domingo (19), visa:

  • Cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão.
  • Saturação policial em bairros de fronteira entre Pernambuco e Bahia.
  • Redução de homicídios relacionados a brigas de facções criminosas, tráfico de drogas, e crimes contra o patrimônio.

Participação das Autoridades

Na linha de frente da operação, estavam a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da Polícia Militar da Bahia, cel Valter Araújo. Dominique destacou a força e a integração dos estados para combater a criminalidade e proporcionar segurança para a população.

Ações de Reforço e Atividades Policiais

Reforço na Delegacia

Durante a operação, haverá um reforço na delegacia de plantão de Petrolina para atender às ocorrências. As Forças de Segurança atuarão de forma preventiva em pontos georreferenciados de alta incidência de tráfico e Mortes Violentas Letais Intencionais (MVI).

Presenças Ilustres

Diversas autoridades marcaram presença, incluindo:

  • Delegado da polícia civil da Bahia, André Viana.
  • Comandante da Polícia Militar de Pernambuco, cel Torres.
  • Delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha.
  • Comandante dos Bombeiros, Luciano Fonsêca.
  • Diretor-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides.
  • Corregedora da SDS-PE, Mariana Cavalcanti.

Cumprimento de Mandados e Investigações

Operações em Petrolina

Como parte da operação, a Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE) cumpriu seis mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina.

Investigações e Apoio

As investigações, iniciadas em novembro pela 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios, foram lideradas pelos delegados Gabriel Sapucaia e Neilson Albuquerque. A operação contou com 50 policiais civis e o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), Polícia Militar (PM) e Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE).

A Operação Vale do São Francisco Seguro representa um marco na cooperação entre os estados de Pernambuco e Bahia, reforçando o compromisso com a segurança e a luta contra o crime organizado. Com ações coordenadas e um grande efetivo policial, a operação promete resultados significativos na redução da criminalidade na região.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *