Pernambuco e Bahia lançaram a maior operação conjunta de segurança em Petrolina, envolvendo mais de 400 agentes. A operação visa combater o crime organizado, com foco em mandados de prisão e ações preventivas contra homicídios e tráfico de drogas.
Lançamento da Operação Vale do São Francisco Seguro
Na madrugada desta sexta-feira (17), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deram início à Operação Vale do São Francisco Seguro. O evento aconteceu nas margens do rio São Francisco, na orla de Petrolina.
Objetivos e Alcance da Operação
Combate ao Crime
A operação, que vai até domingo (19), visa:
- Cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão.
- Saturação policial em bairros de fronteira entre Pernambuco e Bahia.
- Redução de homicídios relacionados a brigas de facções criminosas, tráfico de drogas, e crimes contra o patrimônio.
Participação das Autoridades
Na linha de frente da operação, estavam a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da Polícia Militar da Bahia, cel Valter Araújo. Dominique destacou a força e a integração dos estados para combater a criminalidade e proporcionar segurança para a população.
Ações de Reforço e Atividades Policiais
Reforço na Delegacia
Durante a operação, haverá um reforço na delegacia de plantão de Petrolina para atender às ocorrências. As Forças de Segurança atuarão de forma preventiva em pontos georreferenciados de alta incidência de tráfico e Mortes Violentas Letais Intencionais (MVI).
Presenças Ilustres
Diversas autoridades marcaram presença, incluindo:
- Delegado da polícia civil da Bahia, André Viana.
- Comandante da Polícia Militar de Pernambuco, cel Torres.
- Delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha.
- Comandante dos Bombeiros, Luciano Fonsêca.
- Diretor-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides.
- Corregedora da SDS-PE, Mariana Cavalcanti.
Cumprimento de Mandados e Investigações
Operações em Petrolina
Como parte da operação, a Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE) cumpriu seis mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina.
Investigações e Apoio
As investigações, iniciadas em novembro pela 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios, foram lideradas pelos delegados Gabriel Sapucaia e Neilson Albuquerque. A operação contou com 50 policiais civis e o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), Polícia Militar (PM) e Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE).
A Operação Vale do São Francisco Seguro representa um marco na cooperação entre os estados de Pernambuco e Bahia, reforçando o compromisso com a segurança e a luta contra o crime organizado. Com ações coordenadas e um grande efetivo policial, a operação promete resultados significativos na redução da criminalidade na região.