19 de junho de 2024

Pernambuco Envia Cães para Ajudar Bombeiros no Rio Grande do Sul

Pernambuco enviou dois cães de resgate e seus condutores para reforçar a equipe do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul. A equipe está trabalhando na busca de desaparecidos após as recentes chuvas intensas.


Reforço Canino no Rio Grande do Sul

O Governo de Pernambuco enviou dois cães especializados em resgate para auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar no Rio Grande do Sul, região recentemente afetada por fortes chuvas. Sargento Adilson com o cão Hulk e Cabo Gabriel com a cadela Ayla partiram na madrugada de domingo (19).

Experiência e Certificações

Os binômios enviados são altamente qualificados, com vasta experiência e certificações em operações de calamidade. A cadela Ayla, por exemplo, já atuou em operações de busca durante as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

Equipamentos e Viaturas Enviadas

Além dos cães, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco enviou:

  • Sete viaturas de salvamento
  • Materiais para resgate de vítimas ilhadas
  • Três botes infláveis para salvamento

Local de Atuação

Os servidores estão designados para a região do Vale do Taquari, a 120 km de Porto Alegre. Lá, realizam buscas em municípios como Lajeado e Cruzeiro do Sul.

Missão PE/RS

A “Missão PE/RS” iniciou com o envio de 21 bombeiros militares de Pernambuco e quatro agentes da Defesa Civil no último dia 10. Naquela ocasião, os cães não foram enviados devido ao elevado nível da água, conforme orientação do gabinete de crise do RS. Agora, com base nas previsões climáticas, o Conselho Nacional de Bombeiros (Ligabom) solicitou a participação dos binômios.


A ação demonstra a solidariedade e cooperação entre estados brasileiros, visando salvar vidas e oferecer suporte em momentos de crise.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *