14 de junho de 2024

Amazon Aumenta Faturamento de Pequenos Negócios com Programa de Vendas para os EUA

A Amazon tem impulsionado o faturamento de pequenas e médias empresas brasileiras por meio de seu programa de vendas globais, que permite aos vendedores do marketplace exportar para os Estados Unidos. Desde o lançamento no Brasil em 2021, os vendedores participantes viram um aumento de 80% nas receitas. A iniciativa conta com apoio de entidades como ApexBrasil e Sebrae para atrair mais participantes.


Crescimento Internacional: Pequenos Negócios Brasileiros no Mercado Americano

Vendas Globais: Um Novo Horizonte

Vender para o exterior é um desafio para muitas empresas brasileiras. De acordo com um estudo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), apenas 1% das empresas no Brasil são exportadoras. No caso das pequenas e médias empresas (PMEs), esse número é ainda menor. A Amazon, no entanto, está mudando esse cenário com seu programa de vendas globais.

Facilidade para Exportar

O programa de vendas globais da Amazon, lançado no Brasil em 2021, permite que vendedores do marketplace brasileiro vendam seus produtos em outros países sem precisar de CNPJ ou conta bancária no exterior. Isso facilita a internacionalização de pequenos e médios negócios, que representam 99% dos 78 mil lojistas que vendem pela Amazon Brasil.

Impacto Positivo nas Receitas

Aumento de 80% nas Receitas

Os Estados Unidos são o principal mercado de entrada para essas PMEs. Atualmente, mais de 3 mil vendedores ativos da operação brasileira exportam para os EUA, representando cerca de 4% do total de lojistas do marketplace brasileiro. Entre 2022 e 2023, as receitas dos vendedores participantes do programa cresceram 80%.

Benefícios do Programa

  • Aproveitamento de datas comemorativas dos EUA.
  • Redução do impacto de sazonalidade no Brasil.
  • Diversificação de receitas e recebimento em dólares.

Logística e Suporte

Custo e Logística

Para participar do programa, os vendedores pagam uma mensalidade de US$ 39,90, além de uma tarifa variável conforme a categoria do produto. O envio para o exterior é responsabilidade do vendedor, mas a Amazon oferece serviços de armazenamento e distribuição nos EUA.

Fulfillment by Amazon (FBA)

A Amazon disponibiliza seu programa de logística, o FBA, que garante entrega rápida e gratuita, um fator crucial no mercado americano. A empresa gerencia a entrega a partir de seus 110 centros de distribuição nos EUA e oferece suporte ao comprador.

Parcerias Estratégicas

Apoio da ApexBrasil e Sebrae

Para atrair mais participantes para o programa, a Amazon firmou parcerias com a ApexBrasil e o Sebrae. Essas entidades auxiliam as empresas no processo de exportação, tornando a internacionalização mais acessível.

Foco na Pesquisa de Mercado

“A entrega é responsabilidade da Amazon, permitindo que o vendedor se concentre em fazer uma boa pesquisa de mercado e entender se o produto dele é atrativo”, afirma Ana Luiza Kantor, líder do programa de vendas global.

O programa de vendas globais da Amazon tem sido uma oportunidade significativa para pequenas e médias empresas brasileiras expandirem seus mercados e aumentarem suas receitas. Com o apoio logístico e as parcerias estratégicas, o processo de exportação tornou-se mais acessível e rentável.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *