19 de junho de 2024

O encontro preparatório do G20 Social começou em Teresina, reunindo delegações de 54 países para discutir estratégias de combate à fome e à pobreza extrema. O evento, que vai até o dia 24, busca elaborar um documento com sugestões a serem apresentadas na Cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro.


Países Debatem Combate à Fome no Piauí

Abertura do Encontro Preparatório do G20 Social

Começou nesta segunda-feira (20) o encontro preparatório do G20 Social em Teresina, Piauí. Este evento reúne 54 delegações de países e organizações internacionais para discutir estratégias visando o combate à fome e à pobreza extrema até 2030. A reunião faz parte da preparação para a cúpula do G20, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro.

Objetivos e Expectativas

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o objetivo principal do encontro: retirar mais de 730 milhões de pessoas do mapa da fome. “O objetivo é que cada país faça a sua parte, indicando experiências eficientes que possam ser compartilhadas globalmente”, afirmou Dias.

Destaques do Evento:

  • Escuta de lideranças sociais que trabalham na temática da fome.
  • Elaboração de um relatório com sugestões para combate à fome e à pobreza extrema.
  • Entrega do relatório à delegação brasileira para uso no fórum do G20.

Iniciativa Brasileira e Inclusão Social

A inclusão do tema no G20 é uma iniciativa da presidência brasileira, visando reverter o retrocesso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, ressaltou a importância do debate. “O G20 Social proporciona a inclusão da sociedade civil organizada para debater políticas públicas.”

Calendário e Eventos Futuros

Até a realização da cúpula do G20, em novembro, serão realizados mais de 120 eventos em diversas cidades do Brasil, incluindo:

  • 93 reuniões técnicas
  • 26 videoconferências
  • 10 encontros de vice-ministros
  • 23 reuniões ministeriais

Conclusão do Evento

A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada na Cúpula Social, de 15 a 17 de novembro. Em seguida, ocorrerá a Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *